Game Screen

Jogo da Cabanagem

A "Revolta da Cabanagem" é um jogo de computador educativo cuja temática é o movimento Cabano ocorrido no Pará no século XIX. O desenvolvimento durou pouco mais de 2 anos e foi financiado pela Finep. O jogo é totalmente gratuito.

Configuração recomendada

  • Processador Intel Core 2 6600 2.4 GHz
  • 1 GB memória RAM
  • Placa de vídeo NVIDIA GeForce 6500 (256 MB)
  • Sistema Operacional Windows XP ou Vista
  • DirectX 9.0c

Download e instalação

Após o download do instalador, execute o arquivo e siga as orientações. Talvez seja necessário ter um perfil de administrador do computador. Durante a execução do instalador, também serão instalados os componentes PhysX, OpenAL e VCRedist, que são necessários para que o jogo funcione corretamente.

Ao fim da instalação, você pode iniciar o jogo por meio do atalho criado em sua Área de Trabalho ou pelo menu de Programas do botão "Iniciar". É recomendável a leitura do arquivo de orientações gerais, que pode ser obtido aqui.


Fases e Enredo

O enredo do jogo está dividido em três partes de acordo com os acontecimentos ocorridos na revolução:

  • 1ª Etapa: Período pré-revolucionário (1821 a 1823) que abrange as missões conhecer Belém, fundar jornal O Paraense e Batista Campos, ambientado em Belém da época.
  • 2ª Etapa: Explosão do Conflito Armado (outubro de 1834) que abrange as missões do Acará, que é um jogo de estratégia, e um de ação. Ambientado nas fazendas Acará Açú e Vila Nova(nas margens do rio Acará) e o sitio Santa Cruz (no igarapé Itapicuru).
  • 3ª Etapa: Tomada do Poder ( 7 de janeiro de 1835) que abrange a missão da tomada do poder em Belém.

O jogo inicia com a exibição da tela título, mostrada na figura abaixo, de onde o jogador pode escolher se deseja começar a campanha, visualizar os créditos ou o conteúdo extra adicionado ao jogo, como a primeira edição do jornal O Paraense ou as referências utilizadas durante o desenvolvimento.

Game Screen

Atalhos:

  • Tecla 2 - Missão "Fundar o Jornal O Parense".
  • Tecla 3 - Missão "Batista Campos".
  • Tecla 4 - Missão "Acará".
  • Tecla 5 - Missão "Batalha em Belém".

Após os atalhos, clique em "Campanha".

Selecionando o modo campanha, é exibida a tela de seleção de missões, figura abaixo, a qual exibe no lado esquerdo um menu com as missões disponíveis e outro para seleção de dificuldade (não disponível para a primeira missão) e no lado direito um mapa que representa o contexto da missão atual e uma janela de texto com a descrição da situação.

Game Screen

Há um total de três fases, divididas em cinco missões que abrangem estilos de jogos diferentes. Antes de cada missão, é apresentado ao jogador um inventário, como na figura abaixo, que indica os objetivos a serem cumpridos durante a missão, além das teclas de controle do personagem. A localização de cada objetivo é mostrada em um mini-mapa no canto superior direito da tela, que também ilustra a direção em que o jogador se move. A seguir, é feita uma descrição de cada fase.

Game Screen

1 - Fase Pré-Revolucionária

A primeira fase tem como palco a capital paraense e é dividida em três estágios ou subfases, intituladas “Conhecer Belém“, “Fundar o jornal ’O Paraense’ “ e “Batista Campos“, as quais abordam as ações dos primeiros líderes da Cabanagem nos momentos que antecedem o conflito armado.

A primeira subfase é iniciada com um vídeo que expõe algumas informações sobre Felipe Patroni, personagem controlado nesta missão, enquanto realiza um passeio pela cidade de Belém. Ao iniciar o jogo, o usuário deve navegar pela capital e, enquanto se adapta aos controles básicos do jogo, conhecer prédios históricos importantes (landmarks), como o antigo Palácio do Governo (atualmente chamado Palácio Lauro Sodré), o Hospital Real Militar (atual Casa das Onze Janelas) e o Arsenal de Guerra, os quais são apresentados através de descrições textuais, conforme próxima figura, e narrações faladas.

Game Screen

No segundo estágio, o jogador assume novamente o controle de Felipe Patroni, mas desta vez, há vários soldados em patrulha, que devem ser evitados para que se obtenha sucesso na missão, caso contrário, o jogador será perseguido pelo soldado que o detectar, conforme ilustrado na figura abaixo. Os objetivos deste estágio estão relacionados ao surgimento da imprensa no Pará: Patroni deve obter uma máquina tipográfica, tinta e papel para, enfim, poder fundar o jornal O Paraense. O objetivo final da missão é entregar o primeiro exemplar do periódico a Batista Campos.

Game Screen

O estágio final da fase pré-revolucionária representa a fuga de Batista Campos para o interior do estado devido à perseguição do governo português. O objetivo do jogador é seguir para um determinado local da cidade para tomar um bote que possibilite sua fuga. Novamente, soldados estarão em patrulha para evitar o progresso do jogador e atacarão Batista Campos quando este estiver próximo: a missão falha se Batista Campos receber muitos ataques dos soldados. Alcançando o sucesso nesta missão, a fase pré-revolucionária chega ao fim. O ato da fuga de Batista Campos é mostrado abaixo.

Game Screen

2 - Explosão do Conflito Armado: Batalha do Acará

Terminada a fase pré-revolucionária, é abordado o início ao conflito armado entre cabanos e o Império Brasileiro, iniciado em outubro de 1834, com o ataque por um grupo cabano, liderado por Eduardo Angelim e Antônio Vinagre, a uma tropa de 30 soldados do Império, acampados na fazenda Vila Nova, sob o comando de José Maria Nabuco de Araújo, que havia sido enviado pelo governador Lobo de Souza para prender o jornalista Lavor Papagaio na fazenda Acará-açu.

JOGO DE ESTRATÉGIA

Na segunda fase, a batalha do Acará, o usuário controla inicialmente dois personagens em duas localidades distintas: Félix Clemente Malcher, na fazenda Acará-açu, e Francisco Vinagre, no sítio Santa Cruz. Deve ser alternado o controle dos personagens para gerenciar a aquisição de recursos em suas respectivas fazendas, preenchendo um contador que determina a possibilidade de “chamar“ Eduardo Angelim, para que possa ser iniciado o primeiro ataque. O desafio consiste em acumular recursos suficientes para o ataque dentro de um limite de tempo, caso contrário, o jogador é atacado pelas tropas imperiais e falha a missão. Uma cena deste estágio é mostrada a figura abaixo.

Game Screen

INÍCIO DA LUTA ARMADA

Em uma segunda parte, o jogador controla Eduardo Angelim e deve comandar o ataque cabano ao acampamento dos soldados do Império Brasileiro. Inicialmente é apresentada a tela de seleção de unidades de ataque em que o jogador seleciona os grupos de cabanos e suas posições iniciais no mapa da batalha. Após a queda de alguns soldados, o comandante José Maria Nabuco de Araújo, se junta à batalha e deve ser eliminado pelo jogador para que a missão possa ser cumprida.

Game Screen Game Screen

3 - Tomada do poder : Batalha em Belém

A fase final representa a batalha pela tomada do poder na cidade de Belém. O jogador, no controle de Angelim, deve liderar um grupo de cabanos no ataque aos Quartéis, Arsenal de Guerra, Forte do Castelo e o Palácio do Governo, culminando com a morte do governador Lobo de Souza, o Malhado (assim chamado devido a uma mecha de cabelo que possuía uma coloração diferente), nas escadarias do palácio. O jogador inicia a missão em uma região afastada da cidade, próximo ao mosteiro São José, e deve percorrer a cidade, agora com ambientação noturna, e eliminar tropas do Império Brasileiro guarnecidas nas localidades do ataque que são indicadas no mini-mapa. O jogo culmina com a morte do governador Lobo de Souza nas escadarias do palácio. Uma cena da batalha é mostrada na figura abaixo. Caso o jogador obtenha sucesso na missão, um vídeo de encerramento mostra os cabanos comemorando a vitória em frente ao palácio, sendo então anunciado o fim do jogo.

Game Screen Game Screen Game Screen